Damos um tempo no jejum de posts desse Clube de Ideias por um motivo nobre: o criador deste blog coletivo e um de seus principais colaboradores - Fred Di Giacomo - lançou agora no final de 2012 um livro de contos chamado "Canções para ninar adultos". O livro tem sido bem recebido pela mídia com resenhas e notas em revistas como Playboy, Vida Simples, Gloss, Contigo! e Lola. Alguns contos do livro foram publicados em sites como Papo de Homem, Club Alfa e Papel Pop.
Canções para ninar adultos - Teaser do livro de Fred Di Giacomo from Fred Di Giacomo Rocha on Vimeo.
Canções para ninar adultos
“`Canções para ninar adultos”, chega às mãos do público em edição caprichada, no formato de compacto de vinil e dividido – como um disco – em lado A e lado B. Os 11 textos do lado A – espécie de contos de fadas pros tempos modernos – puxam para o realismo fantástico, com claras influências de Borges, Kafka, Lewis Carroll e Murilo Rubião. Os 11 do lado B - feios, sujos e malvados – viram o jogo para os terrenos explorados por Nélson Rodrigues, Bukowski e Rubem Fonseca, carregados de sexo, álcool e hipocondria.
Canções para ninar adultos - Teaser do livro de Fred Di Giacomo from Fred Di Giacomo Rocha on Vimeo.
Jornalistas, hipsters, rebeldes de iPhone e até o escritor Paulo Coelho convivem nos textos ágeis com náufragos, adolescentes de asa e cenários bíblicos. As ilustrações de miolo remetem a discos clássicos (Secos & Molhados, o primeiro dos Ramones), mas trazem escritores famosos no lugar dos músicos originais. No final do livro, o autor oferece um cardápio de músicas (da MPB indie de Otto e Criolo até o compositor clássico Dvorak, passando pelo jazz de Count Basie e o rebolado de Christina Aguilera) pro leitor degustar enquanto chafurda nos continhos caóticos.
O livro já está em pré-venda (autografado) no site da Editora Patuá.